Assine

Coloque seu email aqui!

Delivered by FeedBurner

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Israel e a igreja

O Apóstolo Paulo nos mostra em seus ensinos que o gênero humano se divide em três povos I Co 10.32 "Não vos torneis causa de tropeço nem para gentios, nem para judeus, nem tampouco para a igreja de Deus," 
Quando Paulo assim escreveu ele se referia ao judeus como sento todos aqueles que descendem de Abraão, com relação aos gentios são todos os que não procedem de do patriarca pai dos judeus e por fim a igreja, essa é composta tanto de judeus como gentios, nela não há indiferença do ponto de vista divino.
Entretanto quando olhamos para as escrituras percebemos que Deus tem plano distintos com relação aos três povos citados anteriormente.
É tríplice o propósito do Eterno, então devemos analisar as escrituras sob essa perspectiva.

 Gentios: No presente Deus tem um propósito para com os gentios, salva-los por meio de seu filho Jesus, esse é a provisão do Eterno para salvar os perdidos. Jo.3.13 "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."
O propósito do Senhor com relação aos gentios também é futuro quando Ele Julgará os mesmosno tempo que Ele determinou.
Judeus e igreja: Alguns pensam que a igreja substitui aos judeus, já foi citado que há planos distintos para ambos. 
Do ponto de vista bíblico judeu não é apenas os que descendem de Abraão no sentido físico ou aderam a religião judaica. Antes elas dão testemunho de que ser judeu é algo mais profundo, além da física da religiosidade " Porque não é judeu quem o é apenas exteriormente, nem é circuncisão a que é somente na carne.Porém judeu é aquele que o é interiormente, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não segundo a letra, e cujo louvor não procede dos homens, mas de Deus." 
Com isso não quero dizer que a igreja substitui a israel o texto apenas indica as qualidades exigidas por Ele para que os homens se tornem seu povo de verdade.
Propósito com os judeus: muito embora os judeus tenham rejeitado o seu Mashia(messias) Deus não os rejeitou para sempre  "Pergunto, pois: terá Deus, porventura, rejeitado o seu povo? De modo nenhum! Porque eu também sou israelita da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim.Deus não rejeitou o seu povo, a quem de antemão conheceu..." Rm11.2
Com relação aos judeus o plano divino será tratar com eles nos dias da Grande tribulação conhecido como o dia de angustia para Jacó "Ah! Que grande é aquele dia, e não há outro semelhante! É tempo de angústia para Jacó; ele, porém, será livre dela."Jr 30.7.
Sobre esse dia Jesus disse " Não tivessem aqueles dias sido abreviados, ninguém seria salvo; mas, por causa dos escolhidos, tais dias serão abreviados."
Em fim haverá uma conversão em massa por parte dos judeus nos dias da grande tribulação onde se voltarão ao Mashia (messias) que os livrará naquele dia.
Propósito com relação a igreja como dito anteriomente igreja é composta por judeus, gentios, todos quanto se voltam ao salvador pela fé e para esse o plano divino não é em primeiro plano terreno e sim celestial conforme a promessa de jesus ele virá e os levará para si "Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também." Jo 14.2-3. O ensino Paulino de I Tessalonicensses 4.16-18 nos mostra como se dará isso. "Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro;depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras.
Conclusão: no texto desenvolvido que não teve a pretensão de ser um tratado escatológico mas necessário algumas citações relacionado ao tema vimos tanto judeus, como gentio e igreja cada um dentro do plano que Deus estabeleceu. 
Salvação é um projeto aberto a todos, é pela graça e fé em Cristo Ef 2.8-9, 
que judeus, gentios se aproximem do salvador e sejam integrantes do mesmo corpo do qual Cristo é o Cabeça, a Ekklesia!

Por Pb. Emerson Silva        
                                              indique a um amigo http://www.teologiabiblic.blogspot.com