Assine

Coloque seu email aqui!

Delivered by FeedBurner

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Fundação da igreja

FUNDAÇÃO DA IGREJA: A FUNDAÇÃO DA IGREJA NÃO OCORREU COM A MANIFESTAÇÃO DO CRISTO, JESUS FEZ MUITOS DISCIPULOS, CONGREGOU MUITA GENTE EM TORNO DE SI, APÓS SUA MORTE MUITOS SE DISPERSARAM, OUTROS QUE FORAM TESTEMUNHAS DA SUA RESSURREIÇÃO PERMANECERAM NA FÉ, MAS A IGREJA SÓ VEIO A SER FUNDADA DENTRO DOS MOLDES DA PROJEÇÃO DIVINNO DIA DO PENTECOSTES DE At.2 QUANDO O ESPIRITO SANTO, O CONSOLADOR PROMETIDO FOI DERRAMADO SOBRE A VIDA DOS DISCIPULOS QUE PERMANECIAM AGUARDANDO A PROMESSA DO MESTRE. ESSE FOI O NASCIMENTO DA IGREJA E O SEU PONTO DE PARTIDA PARA CHAMAR OS QUE ESTAVAM FORA PARA SE CONGREGAREM NO SALVADOR DO MUNDO
                                                                                                   
                                                                                                         Simbolo da igreja primitiva
Por Pb.Emerson Silva
                                                  
                                                                                    
                                                                                
                                                                    

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Israel e a igreja

O Apóstolo Paulo nos mostra em seus ensinos que o gênero humano se divide em três povos I Co 10.32 "Não vos torneis causa de tropeço nem para gentios, nem para judeus, nem tampouco para a igreja de Deus," 
Quando Paulo assim escreveu ele se referia ao judeus como sento todos aqueles que descendem de Abraão, com relação aos gentios são todos os que não procedem de do patriarca pai dos judeus e por fim a igreja, essa é composta tanto de judeus como gentios, nela não há indiferença do ponto de vista divino.
Entretanto quando olhamos para as escrituras percebemos que Deus tem plano distintos com relação aos três povos citados anteriormente.
É tríplice o propósito do Eterno, então devemos analisar as escrituras sob essa perspectiva.

 Gentios: No presente Deus tem um propósito para com os gentios, salva-los por meio de seu filho Jesus, esse é a provisão do Eterno para salvar os perdidos. Jo.3.13 "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."
O propósito do Senhor com relação aos gentios também é futuro quando Ele Julgará os mesmosno tempo que Ele determinou.
Judeus e igreja: Alguns pensam que a igreja substitui aos judeus, já foi citado que há planos distintos para ambos. 
Do ponto de vista bíblico judeu não é apenas os que descendem de Abraão no sentido físico ou aderam a religião judaica. Antes elas dão testemunho de que ser judeu é algo mais profundo, além da física da religiosidade " Porque não é judeu quem o é apenas exteriormente, nem é circuncisão a que é somente na carne.Porém judeu é aquele que o é interiormente, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não segundo a letra, e cujo louvor não procede dos homens, mas de Deus." 
Com isso não quero dizer que a igreja substitui a israel o texto apenas indica as qualidades exigidas por Ele para que os homens se tornem seu povo de verdade.
Propósito com os judeus: muito embora os judeus tenham rejeitado o seu Mashia(messias) Deus não os rejeitou para sempre  "Pergunto, pois: terá Deus, porventura, rejeitado o seu povo? De modo nenhum! Porque eu também sou israelita da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim.Deus não rejeitou o seu povo, a quem de antemão conheceu..." Rm11.2
Com relação aos judeus o plano divino será tratar com eles nos dias da Grande tribulação conhecido como o dia de angustia para Jacó "Ah! Que grande é aquele dia, e não há outro semelhante! É tempo de angústia para Jacó; ele, porém, será livre dela."Jr 30.7.
Sobre esse dia Jesus disse " Não tivessem aqueles dias sido abreviados, ninguém seria salvo; mas, por causa dos escolhidos, tais dias serão abreviados."
Em fim haverá uma conversão em massa por parte dos judeus nos dias da grande tribulação onde se voltarão ao Mashia (messias) que os livrará naquele dia.
Propósito com relação a igreja como dito anteriomente igreja é composta por judeus, gentios, todos quanto se voltam ao salvador pela fé e para esse o plano divino não é em primeiro plano terreno e sim celestial conforme a promessa de jesus ele virá e os levará para si "Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também." Jo 14.2-3. O ensino Paulino de I Tessalonicensses 4.16-18 nos mostra como se dará isso. "Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro;depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras.
Conclusão: no texto desenvolvido que não teve a pretensão de ser um tratado escatológico mas necessário algumas citações relacionado ao tema vimos tanto judeus, como gentio e igreja cada um dentro do plano que Deus estabeleceu. 
Salvação é um projeto aberto a todos, é pela graça e fé em Cristo Ef 2.8-9, 
que judeus, gentios se aproximem do salvador e sejam integrantes do mesmo corpo do qual Cristo é o Cabeça, a Ekklesia!

Por Pb. Emerson Silva        
                                              indique a um amigo http://www.teologiabiblic.blogspot.com




terça-feira, 7 de maio de 2013

A igreja como organismo e organização.


Segue-se mais um comentário sobre a natureza da igreja com o tema: igreja como organismo e organização


 ORGANISMO e organização

IGREJA É UM ORGANISMO VIVO AINDA QUE SEJA UMA ORGANIZAÇÃO.
 ORGANISMO TRATA DE SUA IDENTIDADE ESPIRITUAL, SEU MODO DE SER EM ESSÊNCIA. A IGREJA É UMA INSTITUIÇÃO DIVINA, UM MISTÉRION OCULTADO NO A.T. QUE FORA REVELADO NA NOVA ALIANÇA. AS ESCRITURAS DÃO TESTEMUNHO DE QUE A EKKLESIA DE DEUS CRESCIA PELA OPERAÇÃO DO PRÓPRIO SENHOR AT.2.47.  “acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.”

COMO ORGANIZAÇÃO ELA É DE NATUREZA FISICA, DEUS CONFIOU A SUA ADMINISTRAÇÃO A NÓS,  E TUDO ISSO DEVE SER FEITO DE FORMA A CONTRIBUIR PARA A SUA SAÚDE ESPIRITUAL, AS DUAS DEVEM SE COMPLETAR, IGREJA QUE SE DIZ ESPIRITUAL SEM BOA ADMINISTRAÇÃO PODE SER CAUSADORA DE PROBLEMAS, UM EXEMPLO BÍBLICO É A IGREJA DE CORINTO A  QUEM PAULO O APÓSTOLO ESCREVEU A FIM DE estabelecer a ordem entre eles.
Conclusão
Como integrantes da Ekklesia (igreja) não devemos ser ignorantes quanto a sua natureza espiritual (igreja como organismo) como integrantes da organização (a igreja física devemos contribuir para o bom andamento da mesma servindo uns aos outros como membros do corpo a quem pertencem e o representam.

Por Pb.Emerson Silva

Se você gostou indique o blog aos seus amigos

http://www.teologiabiblic.blogspot.com

segunda-feira, 6 de maio de 2013

metáforas ou figuras da igreja

Segue-se mais um comentário no que diz respeito a natureza da igreja.
Desta vez o tema abordado será: Metáforas da igreja


Metáforas da igreja
     A Bíblia utiliza diversas figuras ou imagens a fim de nos fazer compreender melhor a natureza da igreja.
A igreja como:

um corpo A igreja física de forma figurada é descrita nas escrituras como corpo de Cristo.
"E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja,
a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas.Ef.1.22-23."

 "assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros,Rm 12.5"

Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia,
E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, Colossenses 1.18.

como povo de Deus As sagradas escrituras testificam dizendo que a igreja é o povo de Deus.
"o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniqüidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obra"
Tt 2.14
"Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia." IPe 2.9-10



Um rebanho Em figura a igreja é descrita também como rebanho de Deus.
"Não temais, ó pequenino rebanho; porque vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino." Lc 12.32
Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor."
Jo 10.16

Santuário Em figura a igreja é habitação do Eterno, não se trata do templo físico o lugar onde as pessoas se reúnem e sim as pessoas comprometidas com o Criador, essas que constituem a igreja invisível tornam-se santuários de Deus!!!
" Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado. I Co 3.16-17
Coluna e baluarte da verdade A igreja que presa pela pureza e que é identificada como igreja verdadeira no reino espiritual é identificada nas escrituras como sustentadora e guarda da verdade.
" para que, se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade."I Tm 3.15
luz A  igreja figura luz.
"Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte;" Mt 5.14

Candeeiros  Enquanto na figura anterior "luz" jesus se dirigiu a individuos distintos, cada cristão que constitui ou integra a igreja, em candeeiros se dirigiu as igrejas na totalidade, no grupo.
"Quanto ao mistério das sete estrelas que viste na minha mão direita e aos sete candeeiros de ouro, as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete igrejas." Ap 1.20
Lavoura de Deus A figura de lavoura denota o processo de crescimento e desenvolvimento dos integrantes da igreja, nesse processo há os que contribuem para tal desenvolvimento " Porque de Deus somos cooperadores" 1Co 3.9" e no aspecto geral todos são lavoura de Deus que aguarda o grande dia da colheita!

" Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós.I Co 3.9

Como edifício Cristo é quem dá o crescimento da igreja 1Co 3.7 sendo a mesma sendo identificada na figura de edifício.
 "Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós."I Co 3.9
Família ilustrando a família de Deus a igreja deve expressar comunhão    gr."koinonia" promovendo a unidade da Ekklesia gr."igreja
" Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé".Gl 6.10
"Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus," Ef 2.19
Noiva a figura da noiva expressa o relacionamento e grau de comprometimento que os cristãos dever ter para com o Senhor e noivo da igreja.
"Então, veio um dos sete anjos que têm as sete taças cheias dos últimos sete flagelos e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a noiva, a esposa do Cordeiro;Ap 21.9.
"O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida." Ap.22.17.
conclusão
Todas as figuras aqui listadas possuem alguma relação com  à natureza da igreja, expressando suas características sejam de conduta moral, social e religiosa.

Por Pb. Emerson Silva


Hoje deixo um comentário relacionado à natureza da igreja.
Igreja invisível e visível.

A igreja possui dois aspectos: espiritual e físico, possuindo cada um as suas características.
No aspecto espiritual é o que chamamos de igreja universal ou invisível, esse é o critério pelo qual a igreja é classificada como verdadeira, há diversas igrejas mas muitas delas podem não fazer parte da igreja invisível. Paulo escreveu a Timóteo dizendo que Deus conhece os que lhe pertencem 2Tm 2.19. A igreja invisível é composta de todos os salvos tanto do antigo como do novo testamento, o escritor aos hebreus chama esse ajuntamento de “a igreja dos primogênitos arrolados no céu..” Hb12.23.
No aspecto visível é o que também se pode chamar de igreja local, é a igreja física dentro de um espaço geográfico, em textos como de At 11.26; 1Co 1.2; Gl1.2; 1Ts1.1.
Em sentido local a Bíblia aponta para igrejas individual e regionalmente:
a)    local: em Antioquia:At8.1, em Corinto 1Co1.2, Em tessalonica 1Ts e em ÉfesoAp.2.1.
b)   Regional: na Gálacia Gl 1.2, Judéia, Galileia e Samaria At 9.31 e na região da Macedônia 2Co8.1. 

Embora visível, a igreja do Senhor é portadora de uma natureza espiritual sendo esta a igreja invisível.
Esta é a que aguarda aquEle em quem creem ainda que não veem para que no dia da sua vinda possam o conhecerão como são conhecidos. ICo 13.12.

Por Pb. Emerson Silva.


domingo, 5 de maio de 2013

Eclesiologia


ICHTUS.JPGEclesiologia                           
Introdução
            
Eclesiologia é o estudo que em teologia sistemática está relacionado ao estudo à igreja. No decorrer da história surgiram ensinos e práticas diversas concernentes a instituição em questão, interpretações errôneas contribuíram para isso.
            Sacramentos , assuntos doutrinários e serviço na fé são diferentes nas igrejas, entretanto devemos buscar nas sagradas letras a proximidade do seu verdadeiro sentido a fim de não desfigurarmos  a igreja do padrão estabelecido pelo Senhor que é o cabeça desse organismo vivo.

Seguiremos nosso estudo empregando nossa atenção a três pontos principais que se estende a todo o pensamento dominante referente à Ekklesia, natureza, características e propósitos da igreja, são eles.
Natureza da igreja: A igreja em essência, dentro do principio divino é constituída por todos os santos de todas as épocas quer seja do período neotestamentário  ou do antigo pacto. O texto de Hb 12.1 “Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta”, AS TESTEMUNHAS QUE ESTÁ EM DESTAQUE DIZ RESPEITO AOS SANTOS MENCIONADOS NO CAPITULO ANTERIOR. O MESMO AUTOR FALA DA “ IGREJA “EKKLESIA” DOS PRIMOGENITOS ARROLADOS NO CÉU” Hb 12.23. E AINDA DIZ QUE QUE TEMOS CHEGADO A “A UNIVERSAL ASSEMBLÉIA” Hb 12.22.
TERMO EKKLESIA: É O VOCÁBULO GREGO USADO 115 VEZES NAS ESCRITURAS GREGAS DO NOVO TESTAMENTO. FORMADO PELA PROPOSIÇÃO “EK” PARA FORA E PELO VERBO “KLESIS” CHAMADO, (CHAMADO PARA FORA), APLICADO PARA ASSEMBLÉIA, REÚNIÃO. O TERMO É USADO EM SENTIDOS DISTINTOS PORÉM DENOTANDO O “CHAMAR PARA FORA” DENTRO DO SEU CONTEXTO.
            POR TRES VEZES O VOCÁBULO É APLICADO PARA UMA ASSEMBLÉIA GREGA, QUER SEJA LEGAL At.19.39 OU ILEGAL At.19.32-40
            USADO DUAS VEZES CITANDO O ISRAEL ANTIGO, At.7.38, Hb.2.13, APONTANDO PARA O CHAMADO DE ISRAEL. Dt.7.6-8.
            USADA 110 VEZES APLICANDO O TERMO A IGREJA DE DEUS.
É O SENHOR CHAMANDO OS PECADORES AO ARREPENDIMENTO PARA QUE SE REÚNAM DIANTE DELE. Cl.1.13, E SEJAMOS O SEU POVO 2Co.6.14-18; 1Pe.2.9.
EKKLESIA NÃO É UM VOCÁBULO DE APLICAÇÃO EXCLUSIVAMENTE RELIGIOSA, POIS TEMPOS ANTES DE CRISTO O MESMO ERA USADO NA VIDA SECULAR.
A PRIMEIRA CITAÇÃO DE EKKLESIA NAS PÁGINAS DO NOVO TESTAMENTO ENCONTRA-SE EM Mt.16.18, ONDE CRISTO SE REFERE A  EDIFICAÇÃO DA IGREJA SOBRE SI.

Por Pb.Emerson Silva.